quarta-feira, 19 de outubro de 2011

matemática desafia os estudantes

A matemática sempre foi o grande bicho papão de boa parte dos estudantes. Tanto que no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é justamente nesta disciplina que os candidatos tem um desempenho abaixo das demais matérias que fazem integram o caderno de provas.
Foto: Marcelo Regua / Agência O Dia
Dificuldade começa nos primeiros anos escolares | Foto: Reprodução internet
Muitos especialistas  se surpreendem com o resultado, pois consideram os textos de Matemática mais simples e objetivos em comparação as demais matérias. Para o professor André Junger, do curso Pré-militar Virtual, a explicação está na forma como ela é ensinada.
"Essa dificuldade já começa nos primeiros anos escolares, quando os alunos não conseguem ver beleza e nem aplicabilidade na matemática. Isso acontece porque os professores se preocupam em ensinar só a teoria, dissociada da parte recreativa e curiosa da disciplina. Se o aluno não consegue visualizar a ligação com a prática, do que é ensinado, ele perde totalmente o interesse", explica o educador.
Segundo Junger, caberia a escola incentivar o professor a abandonar o método  tradicional. " O aluno acaba desempenhando um papel quase sempre passivo. A escola deve procurar estabelecer um diálogo com os alunos, estimulando a imaginação, de modo a conduzi-los à redescoberta", destaca.
 Matheus Rodrigues, 16 anos, aluno de uma escola particular na Zona Sul do Rio, assume que seu desempenho nesta disciplina é apenas razoável. A saída encontrada por seus pais, para evitar a reprovação, foi recorrer a uma explicadora.
"Desde pequeno a Matemática foi minha maior inimiga na escola. Posso passar horas estudando e no final, aprendo o suficiente para não tirar nota baixa. Confesso que estou preocupado quando chegar a hora de enfrentar o Enem, pois espero ter problemas nesta matéria", afirma.
Se para muitos estudantes a Matemática é um fantasma, ela não assusta Cristina Moreira, 17 anos. "Não posso dizer que seja a minha matéria preferida na escola, gosto mais de História e Geografia, mas consigo tirar boas notas. Claro que tenho que dedicar mais tempo do que destino as outras matérias. Talvez não tenha tanta dificuldade, como acontece com vários colegas de sala, porque tive professores que me ajudaram bastante", revela.
Contas
Faltando pouco mais de 20 dias para as provas do Enem, a maioria dos estudantes começa a intensificar o estudo, tentando ter um desempenho, pelo menos razoável, no exame. Segundo André Junger, este não é o melhor método.
"O ideal não é estudar faltando cerca de um mês para o exame, porém com a falta de tempo, a saída é a resolução das questões de provas anteriores. O aluno deve investir mais na interpretação das questões, bem como o domínio de desenhos geométricos", orienta o professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário