
Dificuldade começa nos primeiros anos escolares | Foto: Reprodução internet
"Essa dificuldade já começa nos primeiros anos escolares, quando os alunos não conseguem ver beleza e nem aplicabilidade na matemática. Isso acontece porque os professores se preocupam em ensinar só a teoria, dissociada da parte recreativa e curiosa da disciplina. Se o aluno não consegue visualizar a ligação com a prática, do que é ensinado, ele perde totalmente o interesse", explica o educador.
Segundo Junger, caberia a escola incentivar o professor a abandonar o método tradicional. " O aluno acaba desempenhando um papel quase sempre passivo. A escola deve procurar estabelecer um diálogo com os alunos, estimulando a imaginação, de modo a conduzi-los à redescoberta", destaca.
Matheus Rodrigues, 16 anos, aluno de uma escola particular na Zona Sul do Rio, assume que seu desempenho nesta disciplina é apenas razoável. A saída encontrada por seus pais, para evitar a reprovação, foi recorrer a uma explicadora.
"Desde pequeno a Matemática foi minha maior inimiga na escola. Posso passar horas estudando e no final, aprendo o suficiente para não tirar nota baixa. Confesso que estou preocupado quando chegar a hora de enfrentar o Enem, pois espero ter problemas nesta matéria", afirma.
Contas
Faltando pouco mais de 20 dias para as provas do Enem, a maioria dos estudantes começa a intensificar o estudo, tentando ter um desempenho, pelo menos razoável, no exame. Segundo André Junger, este não é o melhor método.
"O ideal não é estudar faltando cerca de um mês para o exame, porém com a falta de tempo, a saída é a resolução das questões de provas anteriores. O aluno deve investir mais na interpretação das questões, bem como o domínio de desenhos geométricos", orienta o professor.
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